Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

QUIROPRAXIA


A Quiropraxia pode ser uma experiência que potencializará e mudará sua vida. Porém isto depende do quanto você entenderá sobre a Quiropraxia. Muita gente acredita que ela trate somente a coluna ou a dor nas costas e conseqüentemente, acaba se abstendo, e também aos seus familiares e amigos, dos verdadeiros benefícios que a Quiropraxia oferece. É como ter uma Ferrari e andar apenas em primeira marcha.

Talvez você se pergunte, "Qual é o propósito da Quiropraxia?" Muitos utilizam a quiropraxia, como uma maneira natural de cuidar da saúde. Alguns poderão afirmar que tratam dor de cabeça, outros que tratam de problemas menstruais, ciático, lombares, torcicolos, insônia, problemas digestivos, adormecimento dos braços ou pernas, estresse, enfim, cada um poderá afirmar de acordo com sua experiência.

No entanto, a Quiropraxia pode não só cuidar de todos estes problemas, como evitar que eles ocorram, na medida que tem o poder de revitalizar sua energia, melhorar seu empenho profissional, esportivo, aumentar sua resistência física e imunológica evitando assim o surgimento de doenças, e conseqüentemente o uso de
medicamentos e eliminação das dores, fazendo sentir mais vivo.

A Quiropraxia Jason Gilbert tem como objetivo principal remover as interferências sérias da sua coluna e saúde - "as subluxações vertebrais".

As subluxações limitam a transmissão dos impulsos nervosos que são enviados do cérebro para todo o nosso corpo através da coluna vertebral, desencadeando uma série de problemas ao nosso organismo. Livre das subluxações, seu equilíbrio é re-estabelecido, seu cérebro sintoniza-se melhor com o todo o corpo, proporcionando o funcionamento adequado dos órgãos, tecidos, músculos, etc.


Para responder a esta pergunta, vamos primeiro ao princípio da vida - quando o espermatozóide se junta ao óvulo . Desde este momento, uma inteligência está criada, uma força da vida que até hoje é responsável por todas as funções do nosso corpo.
Esta força coordena 75 trilhões de células no nosso corpo e permite que nosso corpo cure-se sozinho.

Desde o momento da união das células, esta inteligência inata controla o desenvolvimento dos
órgãos do feto, dos quais o cérebro, obviamente, é
o primeiro a ser desenvolvido1, seguido do Sistema Nervoso . Assim como se tivéssemos um computador dentro do nosso corpo, o cérebro armazena nossa inteligência, a força da nossa vida.

Na Quiropraxia, chamamos tudo isto de inteligência inata, aquela que você já nasce sabendo, pois não precisamos ensinar ao nosso corpo como ele deve funcionar.


Esta inteligência inata dirige nossos corpos desde o momento que fomos concebidos até o momento da nossa morte. Trata-se de uma força perfeita, incapaz de cometer um erro.

Nenhum computador feito pelo homem até agora ou no futuro, poderá superar a inteligência do nosso cérebro. Até hoje este órgão tão complexo ainda não está 100% conhecido.

Corpo e sistema nervoso desenvolvido O sistema nervoso é o responsável pela transferência de impulsos nervosos entre o cérebro e o corpo comunicando toda esta inteligência aos outros órgãos e a cada célula, deixando a força da vida fluir pelo nosso corpo, permitindo que ele se expresse.

Obviamente, um órgão tão importante quanto o cérebro, composto por tecido neurológico extremamente delicado, precisa de uma forte proteção, assim como um computador tem uma estrutura protegendo sua memória. Nosso crânio faz esta função, composto por uma camada óssea de 5 mm de espessura3, muito dura e imóvel, oferece ao nosso cérebro uma perfeita proteção.

Se pensarmos no cérebro como uma central telefônica, então a linha principal de comunicação, seria nossa medula, que sai do crânio e desce até a coluna lombar, como os milhões de nervos comparados às linhas telefônicas de cada casa, saindo e juntando com os órgãos, tecidos e células de nosso corpo4.
Medula
Veja ao lado as terminações partindo da medula, passando entre cada vértebra e dali seguindo para os órgãos e demais tecidos do corpo.

É fácil entender como subluxações da coluna vertebral podem interferir na transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e o corpo.

Da mesma maneira que o crânio envolve nosso cérebro, a coluna vertebral envolve nossa medula.
A coluna vertebral, porém, tem mais uma importante função, a de permitir o movimento e a mobilidade do nosso corpo enquanto o sustenta em pé. Ela cumpre este processo, através de 24 vértebras, que são separadas com graus de movimento variados, porém coordenados5.

Nossa coluna funciona bem quando todas estas vértebras estão alinhadas, uma precisamente em cima da outra. Cada nervo sai entre cada vértebra. Quando a coluna está alinhada, os nervos passam por entre as vértebras sem ser comprimidos, permitindo que a vida possa fluir do cérebro ao corpo, sem qualquer interrupção.

Infelizmente qualquer vértebra desalinhada vai acabar interferindo nesse fluxo de inteligência e vai ter um efeito prejudicial sobre nossa saúde6.
Esses desalinhamentos são chamados de subluxações.
(sub = semi; luxação = fora do seu sítio/lugar).
Subluxação = interferência de fluxo de inteligência.

O objetivo da Quiropraxia Jason Gilbert é ajustar a vértebra ao seu lugar correto, devolvendo a biomecânica normal, tirando a compressão do nervo, facilitando a recuperação da postura correta e permitindo que a força da vida volte a fluir, deixando que o corpo funcione na sua capacidade total6,7,,8.

Subluxações vertebrais são muito comuns e na maioria das vezes assintomáticas. Geralmente quando são percebidas é porque já estavam presentes há muito tempo. Dor e outros sintomas são somente efeitos da subluxação e é uma das maneiras que o cérebro tem para chamar
a nossa atenção, assim como sentimos fome quando precisamos nos alimentar ou sono quando o corpo precisa de descanso2,9,10.

Alguns dos sinais mais comuns da presença
das subluxações são:
· Dor lombar
· Dor ciática
· Hérnia de disco
· Dor de cabeça
· Dor no pescoço
· Dor nos ombros
· Escolioses
· Lordose
· Fibromialgia
· Má postura
· Adormecimentos dos braços, pernas e dedos
· Falta de força nos membros
· Problemas menstruais
· Gastrites e úlceras estomacais
· Constipação (prisão de ventre)
· Vertigem
· Insônia
· Fadiga
· Disfunção sexual
· E muito mais


Coluna normal

Início de desgaste

Com bico de papagaio

Com subluxação

O seu corpo não está programado para fazer você ficar doente. Então se o seu corpo está dando um aviso, não o ignore. Busque a raiz. A Quiropraxia atua justamente nesse ponto, com total enfoque na raiz do problema.
Muitas pessoas disfarçam esses avisos com medicamentos, fazendo o corpo pensar que está bem. Assim ignoramos a causa e permitimos que o problema fique mais complexo no futuro.

A Quiropraxia Jason Gilbert reconhece que ninguém pode curar o corpo2. Somente o corpo tem esta capacidade. Curar significa criação de novos tecidos para substituir células danificadas, doentes ou mortas. Somente o corpo pode se curar porque somente o corpo pode criar tecidos vivos. O corpo está constantemente substituindo células desgastadas. Uma célula vermelha, por exemplo, vive aproximadamente 120 dias e depois deve ser substituída. As células da pele têm uma vida ainda mais curta. Apenas o corpo tem esta capacidade. A própria vida tem o poder da cura e um corpo tem o poder de curar-se por si só.

"Saúde significa estar funcionando 100% corretamente". Se o nosso funcionamento é de apenas 90%, significa que estamos com 10% de chance de estarmos doentes ou abertos à alguma patologia.

O Objetivo da Quiropraxia Jason Gilbert é devolver a função normal às articulações, tirando as compressões dos nervos, dexiando o fluxo dos impulsos nervosos do cérebro chegar ao corpo, permitindo a auto-cura.

A boa notícia é que as dores e outros sintomas desaparecem muito mais rapidamente, pois quando a interferência está corrigida, o fluxo volta ao normal e o corpo não tem mais a necessidade de nos avisar do problema através desse sistema de alerta.
O que causa subluxação?

Todas as forças exercidas sobre o corpo são absorvidas pela coluna vertebral. Das quedas aparentemente insignificantes aos movimentos mais bruscos ou acidentes, todas essas situações podem subluxar as vértebras, interferindo com a função correta de nosso sistema nervoso e contribuindo com problemas que vão aparecer somente muitos anos depois.



A lesão talvez não seja lembrada, mas os danos já estão instalados. Se a lesão foi na coluna vertebral, apesar dos sintomas passarem em alguns dias ou semanas, a subluxação provavelmente ficará, diminuindo o fluxo de energia vital, talvez por vários anos. É impossível saber o grau dos danos, mas esteja certo de que eles estarão presentes por muitos anos e a integridade da coluna estará severamente comprometida6.

Quanto mais longo o período de tempo entre a lesão e o início do tratamento quiroprático, mais difícil e mais tempo levará para a correção. É impossível lembrar cada queda ou lesão que tivemos ao longo de nossas vidas, especialmente aquelas que aconteceram em nossa infância.

Mas são estas lesões especificamente que causam os maiores danos e aumentam o tempo para a correção.

Ter subluxações é muito comum
Todos os dias fazemos dezenas de atividades que acabam afetando ou desalinhando nossa coluna. Desde um trauma em casa ou no trabalho, uso inadequado de um travesseiro ou colchão, ou até mesmo uma posição de trabalho não ergonômica, causam várias subluxações.

Entre milhares de pacientes atendidos na Quiropraxia Jason Gilbert, em mais
de 12 anos de experiência, não nos lembramos de nenhum raio-X que não
tenha mostrado uma subluxação. A análise minuciosa do raio-X é uma das especialidades do quiropraxista. Uma subluxação, não é patologia e por isto o laudo médico pode não acusar algo de errado com o paciente3. Sendo assim, porque então você está com dor? Lembre-se, infelizmente as subluxações podem estar presentes por anos sem nenhum sinal óbvio. Pense em quantas quedas nós tivemos nos primeiros anos de vida. Caímos, choramos por ter doído no momento da queda, esperamos a dor passar e pronto. Somente nos primeiros 4 anos de vida, sofremos cerca de 500 quedas importantes. O corpo da criança é muito delicado e os músculos nesta fase da vida são muito moles, sem a tensão que tem o músculo adulto que consegue proteger um pouco mais a nossa coluna.

Degeneração da coluna vertebral não ocorre pelo processo de envelhecimento,
mas sim pela presença de subluxações que ficam presentes por muitos anos
sem correção. Pense agora nos anos e anos que ficamos sentados na escola, faculdade ou trabalho. A coluna é uma máquina e não funciona da maneira que
foi feita para funcionar, quando fica horas e horas sedentária. Sem mencionar
que as mesas e cadeiras das escolas ao contrário das crianças, são todas do mesmo tamanho causando má postura. As subluxações também começam nesta fase da vida.

Outras causas de subluxações mais comuns são:
1) Lesões e traumas esportivos;
2) Uso de computador;
3) Carregar ou levantar peso;
4) Tarefas de casa, desde varrer até lavar louça;
5) Estar sentado, dirigindo, na sala ou mesa ou trabalho;
6) Assistir TV na cama;
7) Estresse emocional;
8) Má postura;
9) Obesidade;
10) Gravidez;
11) Cirurgia;
12) Muito tempo no carro;
13) Dormir no carro ou avião;
14) Andar de moto;
15) Relações sexuais;
16) Agachar de modo inadequado;
17) Salto alto;
18) Esportes com movimentos bruscos, rotatórios ou que exijam mais de apenas um lado do corpo ou exercícios excessivos.

A lista continua, por que cada pessoa é única e a vida que cada uma leva também. É muito fácil causar subluxações, não podemos esquecer-nos do perigoso efeito que elas causam sobre o nosso sistema nervoso e conseqüentemente, sobre a nossa saúde. Pense em quantas coisas você tem feito ou fez recentemente que poderia causar subluxações.
(retirado do site www.quiropraxiajasongilbert.com.br)

Um comentário:

  1. Achei bacana de sua parte colocar em seu blog,uma matéria tão importante e tão bem explicada sobre esses problemas de saúde,q aparecem,mesmo sem a gente perceber e o quanto um médico Quiropraxista,pode nos ajudar à resolvê-los. Bjo de uma Cida para outra.Parabéns!

    ResponderExcluir