Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TPM


Dicas para evitar inchaço e ansiedade durante a TPM

Nos dias que antecedem a menstruação nosso nível de serotonina (molécula responsável pela comunicação entre as células e fundamental para a percepção/avaliação do ambiente que nos cerca) se reduz e o resultado são mulheres ansiosas a beira e um ataque de nervos.
Essa ansiedade fora do comum se reflete no nosso bem-estar já que nos sentimos mais inchadas do que o normal e tendemos a comer alimentos cheios de açúcar para tentar compensar essa falta orgânica.
Para passar pela TPM sem os temidos quilos extras e equilibradas emocionalmente podemos adotar alguns hábitos como, por exemplo, fazer algum exercício físico que diminui o inchaço e principalmente a vontade de comer doce.
Se essa vontade de doces for incontrolável, coma alimentos menos calóricos e mais saudáveis que uma barra de chocolate; iogurtes, frutas e até chicletes sem açúcar valem. Cereais também sustentam a sensação de saciedade por muito mais tempo.
Com a menstruação, nossos níveis de magnésio também se reduzem, assim que aproveite para comer alimentos ricos dele como os legumes e peixes.
Evite cigarro, assim como substancias estimulantes como a cafeína e refrigerantes.
Fonte: En Plenitud

Livre-se da TPM de acordo com a sua idade
Veja o que fazer em cada fase para dar fim à tensão pré-menstrual de uma vez por todas


Ansiedade, choro, dor de cabeça, inchaço, gula, raiva de tudo e de todos. Esses são os sintomas típicos da tensão pré-menstrual (TPM), que dura em média seis dias. É o tempo suficiente para infernizar sua vida e a do marido, filhos, chefe e quem mais estiver por perto.

De cada cinco mulheres, quatro têm ou já tiveram sintomas da TPM. “Os sinais surgem quando os hormônios femininos entram em desequilíbrio. É isso que causa as dores e os problemas emocionais”, explica o ginecologista Carlos Petta, coordenador de uma pesquisa sobre TPM na
Universidade Estadual de Campinas.

Os tratamentos dependem da intensidade dos sintomas. “Indicamos anticoncepcionais e antidepressivos quando os sintomas são mais emocionais. Nos casos leves, apenas exercícios e alimentação saudável — com menos sal, chocolate e álcool”, esclarece o médico.

Problema tem solução

A apresentadora Ana Hickmann aderiu ao implante subcutâneo para interromper a menstruação e se livrar dos sintomas. “Meu humor melhorou”, contou a apresentadora. A TPM se manifesta de maneiras diferentes em cada fase da vida. Veja o que fazer em cada idade para se livrar dela de uma vez por todas.

Na adolescência
A TPM pode surgir dois anos após a primeira menstruação

O mau humor da TPM é confundido com a rebeldia das adolescentes. Leve sua filha ao ginecologista — só ele poderá diagnosticá-la e indicar o tratamento adequado.

. Evite lanches fast-food e refrigerantes durante esse período.
. Coma menos chocolates e doces.
. Batata, milho, pães, massas, arroz integral, barrinhas de cereais e granola ajudam a manter o bom humor.
. Consuma cálcio, presente em alimentos como leite, queijo, iogurte, couve e brócolis. Esse mineral diminui . nervosismo, a retenção de líquidos e as dores nas mamas.
. Pratique esportes ou caminhe. Atividades físicas ajudam a aliviar a tensão.
. Se você sofre ou já sofreu de TPM, sua filha tem metade de chance de padecer do mesmo mal. Porém, alguns sintomas podem ser diferentes.
. Mostre a ela como e quando surgem os sinais da TPM. Deixe claro que a menstruação não é um castigo — nem a TPM, pois tem tratamento.

Na fase adulta
Para a maioria das mulheres, a TPM começa entre os 20 e os 40 anos

Devido à sobrecarga física e mental, os sintomas da TPM podem até piorar! Não é fácil conciliar trabalho, maternidade e atividades domésticas, não é mesmo?

. Consuma fontes de vitamina B6: arroz integral, aveia, batata e banana. Ela combate enjoo, nervosismo, dores de cabeça e irritabilidade.
. Beba muita água. Oito a 12 copos por dia são capazes de aliviar a retenção de líquido no corpo.
. Aumente o consumo de alimentos diuréticos, como alface, pepino, tomate, salsinha, melancia, melão e abacaxi.
. Tome chás de camomila, erva-cidreira e melissa, que acalmam os ânimos.
. Consuma menos carne vermelha.
. Faça muito amor. Essa ótima atividade física libera endorfina, que dá sensação de bem-estar e acalma as dores.
. Uma em cada 20 mulheres sofre de um tipo mais grave de TPM, o transtorno disfórico pré-menstrual. Os sintomas de depressão, ansiedade e irritabilidade são tão intensos que podem incapacitar a mulher para as tarefas cotidianas. Nesses casos, o médico indica antidepressivos com fluoxetina, que agem na química do cérebro para reequilibrar o humor.
. Pílulas anticoncepcionais podem diminuir até metade dos sintomas da TPM. As mais modernas, como a pílula de drospirenona, devem ser tomadas ao longo de 24 dias do mês e controlam melhor o sobe e desce dos hormônios.

Na maturidade
Após os 40, os sintomas se agravam

Nessa fase os hormônios são produzidos emmenor quantidade. Com o fim da ovulação, os sintomas da TPM podem piorar e os cuidados devem ser redobrados.

. Prepare os alimentos com pouco sal e evite bebidas alcoólicas e café.
. A sensação de cansaço pode ser amenizada com alimentação fracionada ao longo do dia em três refeições principais, intercalada com três pequenos lanches.
. Sardinha, sementes de linhaça, sementes de gergelim, iogurte, leite e couve são boas fontes de ácidos graxos. Esses alimentos combatem o mau humor e as dores nas mamas.
. Sessões de acupuntura podem diminuir a irritação.
. Exercícios físicos são muito importantes. Faça caminhadas, ioga ou alongamento diariamente.
. Nozes, castanhas, azeite de oliva, óleos de soja, de girassol e de milho, feijão, ovo, soja, brócolis, espinafre e cereais são boas fontes de vitamina E. Ela alivia as cólicas, as dores de cabeça e as dores nas mamas.
. Pergunte ao seu médico sobre a possibilidade de tomar suplementos vitamínicos. Magnésio, vitamina B6 e cálcio são eficazes na redução dos sintomas da TPM.

5 maneiras de sobreviver
Passe pela TPM da melhor forma possível

1. A TPM está chegando?
Avise seu marido, seus filhos e suas amigas. Assim, eles podem perdoar uma briga à toa e não vão se assustar com uma crise repentina de choro e desânimo.

2. Planeje o seu mês
Tente não deixar as atividades mais complicadas e importantes para os dias de TPM.

3. Está se sentindo gorda?
Então, esqueça a blusa justinha e o jeans apertado. Batas e vestidos soltinhos vão deixar você em paz com a autoestima.

4. Suba na balança antes e depois de ficar menstruada
Isso mostra quanto de líquido você acumula na TPM e evita o estresse com um possível aumento de peso. Depois da menstruação, tudo volta ao normal.

5. Reflita
Palavras duras ditas durante a TPM podem marcar um relacionamento. Pense duas vezes antes de falar.


O fim da menstruação

Muitas mulheres sonham em suspender a menstruação, mas médicos alertam para o efeitos colaterais

Vantagens

. Acaba com a TPM
. Previne endometriose
. Protege contra câncer

Desvantagens

. Enfraquece os ossos
. Pode dar infarto
. Causa varizes

Métodos

. Pílula de uso contínuo
Você toma os comprimidos todos os dias, sem dar intervalo entre os ciclos.

. Implante subcutâneo
É feito um furinho no braço (com anestesia local) para inserir o implante. Ele lança no sangue substitutos à progesterona, que fazem o cérebro parar de estimular o ovário. Preço: R$ 700

. DIU de plástico
É colocado na cavidade uterina e libera pequenas doses do hormônio levonorgestrel. Dura cinco anos. Preço: R$ 600


Nota pessoal:
Nunca havia sentido isso, de um tempo pra cá tenho percebido que estou tendo crises de TPM.
É estranho mas real... Achava mesmo que era frescura quando ouvia falar disso, mas infelizmente agora sei que é real. O pior de tudo é que só agora aos 47 anos vim experimentar uma crise de TPM.kkkk Acho graça sim, pq a maioria das pessoas tem a tal crise na adolescência. Só comigo mesmo podia acontecer de iniciar a tal crise, quando devia iniciar a menopausa.kkkk. Pra mim está sendo uma experiencia inovadora. kkkkkk
Peço para meus filhos e marido terem muita paciência comigo nessa época. Pois fico muito sensível e carente. Ainda bem que passa.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário