terça-feira, 9 de novembro de 2010
DIA DO MANEQUIM
09 DE NOVEMBRO
O manequim é o profissional de moda que posa para fotógrafos e artistas plásticos, imobilizando o corpo segundo orientação artística ou criando poses próprias, em estúdios, escolas de arte ou em locações internas e externas.
Além disso, o manequim pode apresentar produtos em trabalhos publicitários (fotos, filmes e eventos).
Para chamar atenção, o manequim deve possuir habilidades expressivas que atraem o olhar, que sugerem comportamentos e estilos de vida ou que representam o tipo de pessoa que se quer associar ao produto ou à imagem criada.
Os manequins que desfilam em passarelas são chamados de modelos. Eles são contratados para exibir criações de estilistas e devem sincronizar os movimentos conforme a música e a coreografia, adotando expressão facial e corporal.
Estamos nos tempos das chamadas “super modelos”. Depois dos badalados concursos de Miss e da explosão que foi a modelo Kate Moss, é comum vermos meninas sonhando em ser modelo.
Isso gerou duas grandes polêmicas tempos atrás: a primeira se refere aos estudos. Muitas meninas começavam as carreiras muito novas e deixavam de estudar.
A outra polêmica está relacionada à ditadura da magreza. O sonho de ser modelo impele, no mundo todo, meninas ainda muito novas a fazerem dietas absurdas.
Com isso, doenças como anorexia e bulimia viraram epidemia entre garotas de até mesmo 11 ou 12 anos de idade.
Conheça um pouco sobre essas doenças:
Anorexia
Síndrome que se manifesta por comportamento alimentar incomum. Caracteriza-se por grande perda de peso e falta de menstruação.
A anorexia desenvolve-se em pessoas vêem com distorção a própria imagem corporal, fazendo com que o paciente deixe de comer.
Bulimia
Transtorno alimentar em que o indivíduo ingere alimentos compulsivamente, de preferência alimentos hipercalóricos.
Em geral, para compensar isso, faz longos períodos de jejum, usam laxantes e diuréticos, induzem vômitos e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.
Fonte: UFGNet
O sonho de ser uma modelo famosa, levando uma vida de glamour e sendo reconhecida por todos povoa a cabeça de muitas garotas (e garotos!) no Brasil.
Exemplos de gente da terra que faz parte do casting de agencias de modelos poderosas e que conquistou fama e dinheiro através dessa profissão fazem parecer fácil de alcançar.
Mas, não se enganem: muitas das modelos famosas foram descobertas e lapidadas por essa agência de modelos, ou enfrentaram a competição com milhares de outras meninas (e meninos!) em concursos de modelos. Os grandes concursos de modelo, como Supermodel – Ford / Elite Model Look Brasil – Elite / Mega Models, são amplamente divulgados e recebem milhares de inscrições de todo o país.
Mas, para começar, quem quer seguir a profissão deve se perguntar, com muita honestidade, se tem o perfil adequado. Existem muitas atividades em que uma modelo profissional é requisitada para trabalhar. Manequim de passarela, manequim de provas, modelo fotográfico e até modelo de partes do corpo.
Para cada uma dessas atividades existem requisitos a serem preenchidos pelas candidatas. Modelos comerciais (fotográficas) devem ter pelo menos 1,68 de altura. Para passarelas, o mínimo de 1,76 de altura. Rostos exóticos e marcantes podem fazer muito sucesso nas passarelas, mas para seguir carreira como modelo fotográfico, rostos clássicos ou uma beleza mais tradicional é o mais procurado.
A idade, não tem jeito: entre 13 e 25 anos. As agências de modelo explicam: desse modo, têm tempo para “trabalhar” melhor seu produto – a modelo, claro!
Você já deve ter notado que a agência de modelo é um passo fundamental para quem quer ser modelo. A agência de modelo irá analisar a candidata à modelo, verificar seu potencial e indicar os cuidados e modificações necessárias. Cabelos, dentes, pele, unhas e outros detalhes são importantes para a apresentação da modelo.
Descobrir e acentuar suas características mais marcantes e tipo de imagem também é tarefa de uma boa agência de modelos. Feito isso, a agência providencia um “composite”.
Mais prático e descomplicado que os famosos “books”,o composite é uma folha com os dados e fotos de alta qualidade, básicas mas bem feitas, da modelo.
Desse modo, a agência será capaz de indicar a modelo mais adequada para a necessidade de um cliente. Aliás, esse é o papel mais importante de uma agência: oferecer a modelo que represente melhor a imagem que o cliente procura - seja esse cliente uma grife, um estilista, uma agencia de publicidade ou uma empresa promotora de eventos.
As agências e os clientes não procuram apenas rostos bonitos e medidas perfeitas. Para ter sucesso nessa profissão, como em todas as outras, é necessário talento e profissionalismo. Agências fotográficas e de publicidade têm tempos apertados para desenvolverem o trabalho para seus clientes.
Necessitam contar com modelos que se apresentem na hora certa, encarem o serviço com responsabilidade e saibam agir e interagir na frente das câmeras ou do público.
Para isso, muitos cursos de modelos podem ser um bom treinamento para a prática. Aprender a desfilar e manter a postura correta são fundamentais para manequins de passarela.
Ter um repertório de poses e ser capaz de movimentar e modificar seu corpo e rosto, expressando as idéias do fotógrafo ou da equipe de criação de um trabalho fazem a diferença entre uma menina bonita e uma modelo profissional.
A procura por modelos masculinos e femininos está sempre em alta. Mas para seguir essa profissão é preciso características físicas ideais e fotogenia,além de muito profissionalismo, garra e paciência.
Uma boa dose de pé no chão também ajuda muito – tanto para conseguir um lugar ao sol quanto para escapar de agências inescrupulosas ou esquemas que só servem para tirar dinheiro de incautos. Por isso, é importante procurar agências de renome e conceituadas no mercado.
E não deixe de visitar sempre nossa página. Estamos sempre atualizando nossas informações.
Fonte: www.agenciamodelos.biz
O COMPOSITE
O composite é um cartão contendo a reprodução de uma ou mais fotos da modelo. Ele é tão importante quanto o book. Este é um material de uso da modelo, já o composite é de uso da agência, da produtora e do cliente. É um material mais fácil de guardar e de transportar e, por isso, de alta rotatividade. Quando a modelo se apresenta para um casting, ela leva o book, mas deixa o composite para o arquivo.
Frente e verso
O composite nada mais é do que um cartão de visita mais sofisticado. Nele o cliente encontra o nome da modelo, suas medidas, fotogenia e endereço da agência. Um composite tem pelo menos três fotos.
Na frente, um close bem bonito e atrás, uma foto de roupa e outra de maiô ou lingerie. Mas esse padrão não é obrigatório, pois a modelo pode usar apenas duas fotos, ou então, uma quantidade maior, mas sem exageros. Se não fazer parte de suas opções de trabalho, não coloque fotos de maiô ou lingerie.
Se tiver fotos publicadas, use-as no lugar de fotos produzidas.
O material pode ser em cores ou P&B, duplo ou com quatro páginas, dependendo da condição financeira da modelo ou da agência. Independente do layout, todo composite deve informar:
Feminino
Altura
Cabelos
Olhos
Manequim
Busto
Cintura
Quadril
Sapato
Masculino
Altura
Cabelos
Olhos
Manequim
Colarinho
Tórax
Quadril
Sapato
O nome da modelo e o telefone da agência devem aparecer em destaque. Mais uma vez, o critério de escolha das fotos e do fotógrafo é o fator mais importante.
É um investimento bastante grande, e, portanto, não pode dar margem a futuros arrependimentos.
Fonte: www.bolivarporto.com
REALIZE O SONHO DE SER MODELO E MANEQUIM
Mesmo fora dos padrões de perfeição exigidos nas passarelas, é possível trabalhar na área e faturar uma boa grana!
Imagine fazer fotos e figuração em comerciais e novelas e ganhar por isso. Sim, você pode, pois tipos físicos “gente como a gente” estão em alta.
Foi assim que Isis Valverde, 21 anos, começou na carreira. Aos 17 já ganhava como modelo, foi “descoberta” por um olheiro de agência, fez testes e conseguiu trabalho.
Ela decidiu investir em TV. Tentou vaga em Belíssima (2005), não deu. Insistiu e fez Sinhá Moça (2006). Depois, brilhou como Rakelli, em Beleza Pura (2008), que também lutou para ser modelo.
Que tal seguir o exemplo da moça?
Manequim
Desfilam nas passarelas. A maioria das agências exige que a modelo meça mais de 1,70 m e seja magra. O cachê médio para principiante é de R$ 260.
Modelo fotográfico
Reúne perfis diferenciados. O cachê inicial é de R$ 235, mas tudo depende da mídia e do tempo de veiculação. Confira:
Mãos: para propaganda de cosméticos.
É fundamental não ter manchas na pele e unhas bem feitas.
Pés: para anúncios de companhias de calçado.
Eles não podem ultrapassar o tamanho 36 e não devem apresentar imperfeições como joanetes, calos e dedos de tamanhos irregulares.
Colo: para campanhas de jóias.
Colos bonitos, para as agências, são os claros e sem rugas. Mulheres acima de 40 anos têm preferência.
Idosas: vovós grisalhas e sem tintura nos fios!
Gordinhas: as de cabelos curtos e rosto bonito levam vantagem. Se tiverem look moderno, melhor!
Figuração
Aceitam todos os perfis. O cachê para TV varia entre R$ 349** (figuração) e R$ 423 (papéis principais em propagandas).
Recepção (Eventos)
As vagas para demonstrar produtos ou panfletar são para vários perfis. A grana inicial é de R$ 51* por evento
Fuja de picaretagens
Antes de bater na porta da agência, consulte o Procon de sua cidade e veja se ela está na lista de “empresas reclamadas”. Caso ela esteja “limpa”, ligue lá e tire suas dúvidas. Desconfie de taxas abusivas e de promessas de fama rápida. Analise o site da empresa e JAMAIS vá sozinha nas visitas!
Glossário
Book
Nada mais é do que um álbum profissional de fotos, com imagens ampliadas do corpo e rosto. Facilita a apresentação aos produtores.
Composite
É uma ficha com quatro ou cinco fotos e os dados da modelo – medidas, cor dos olhos, cabelos e contatos. O produtor olha o composite, escolhe as finalistas e só depois confere o book das felizardas.
* Tabela de salários do Sindicato de Manequins e Modelos do Paraná.
**Tabela de salários do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de São Paulo
Fonte: mdemulher.abril.com.br
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