Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

quinta-feira, 15 de julho de 2010

BARBIE - História

Quem nunca se divertiu com uma Barbie? Com certeza toda menina teve uma...kkkkk
Nossa...que saudades... Barbie... Toda garota já teve uma e com certeza se espelhou numa.Me lembro bem das tardes que brincava coma Barbie e com as coleguinhas e com as primas. Bons tempos. Ficaram na lembrança e com certeza na recordação de infância da
maioria das meninas do meu "tempo", e como ela é atualissíma, continua fazendo a cabeça das meninas de hoje também...


Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de uma época quanto a quarentona Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças dessas últimas quatro décadas. Ela é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível. É o que garante o slogan "be anything".

A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em vendas [é a boneca mais vendida no mundo. São 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que duas Barbies são vendidas por segundo] quanto em popularidade [ela é a queridinha de crianças e adultos de todo lugar].




Primeira Barbie, de 1959




Barbie anos 50



Boneca da modelo Twiggy, símbolo dos anos 60



Barbie anos 60




Barbie anos 70



Barbie fitness, febre dos anos 80



Becky, a amiga paraplégica (1997)



Modelo comemorativo 40 anos Barbie (2000)

História

Foi Ruth Handler, esposa de Elliot Handler [fundador da empresa norte-americana Mattel] quem teve a idéia de fabricar uma boneca adulta, que até então só existia em papel [na verdade, a boneca alemã Lili, feita de celulóide, é anterior à Barbie e pode ter inspirado Ruth Handler]. Mãe de três filhos, Ken, Skipper e Barbara, ela não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, o diminutivo de Barbara. Mais tarde, Ken viria ser seu namorado e Skipper sua irmã-boneca.

Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude.

Loura e vestida com um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura.

Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem dos final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelito para ir ao trabalho como designer de moda (1960).

A moda dos últimos 40 anos pode ser contada através da Barbie e sua coleção de estilos e modelos. Sempre na última moda, ela reflete as mudanças do mundo feminino. Em 1961, ela ganhou um namorado, o Ken, que tinha o tipo do ator de cinema Troy Donahue. Ken também sempre acompanhou a moda da época, munido de vários modelos e acessórios, além de variar o corte do cabelo de acordo com o último estilo jovem.

Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota americana, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo [perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva]. Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa.

O desenvolvimento de uma cultura genuinamente jovem, as mudanças na moda, música e estilo de vida chegaram até ela. Surgiu Twiggy, em 1967, vestida de tubinho mini [claro] e botas amarelas, no melhor estilo londrino da época, moderna e divertida. Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis e, em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie (1969).
Durante os anos 70, assim como a juventude da época, Barbie acreditava na paz universal, fazendo música e explorando formas alternativas de viver. As minis, viraram midis e maxis. Os cabelos cresceram e o visual se tornou hippie. Em 72, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.

Também havia o estilo Malibu (71), de pele bronzeada, cabelos louros bem claros e pronta para surfar.

Com o sucesso da onda disco, Ken ganhou uma versão John Travolta [no filme "Embalos de Sábado à Noite"]. O casal encarnou várias celebridades da época, sempre com muito brilho e sucesso, a bordo de seu novo carro - um modelo rosa-choque esportivo.

Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão seriado Dallas, com cabelo estilo Farrah Fawcet, tudo com muito glitter e lábios vermelhos. Mangas bufantes e blusas transparentes faziam parte do figurino. Em 1982, a maquiagem virou item obrigatório e já fazia parte dos acessórios da boneca.

A mania fitness da década, o estilo alegre das roupas, a mulher de negócios, o glamour dos modelos de festa, os símbolos pop da época, como Madona e Whitney Houston, tudo isso fazia parte do mundo Barbie dos anos 80.

Barbie chegou aos 90 dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos.

Entre os diversos estilos adotados por ela, estavam a Barbie rap, roqueira, salva-vidas, médica, dentista, ginasta e uma super-Barbie, com capa cor-de-rosa. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.

Ken, o eterno namorado, não ficou para trás, ganhou uma versão Brad Pitt em 1999. Nesse mesmo ano, as tops Claudia Shiffer e Naomi Campbel também ganharam suas versões da boneca.

Dotada de um corpo mais flexível, Barbie chegou ao ano 2000 como uma mulher moderna, que trabalha, e por isso precisa de vários novos acessórios, como computador e celular.

Um modelo comemorativo foi lançado para comemorar os 40 anos da boneca, que vem usando um vestido longo preto com detalhes em prata e um buquê com 40 rosas vermelhas. Um luxo!!!
A Barbie de hoje reflete o comportamento e os desejos das garotas de todo lugar. Ela pode ser o que quiser, sempre com estilo e claro, na última moda.

Fonte: almanaque.folha.uol.com.br

Foi em 1959, ao lado do marido Elliott, que D. Ruth Handller fundou a Mattel.
Naquela época só existiam bonecas com rosto de bebê, então surgiu a idéia de criar uma boneca adolescente.

O nome Barbie, veio do apelido da filha Bárbara. Logo ela se tornou uma sensação mundial vendendo mais de 340.000 bonecas do primeiro exemplar.

Em 1959 foram vendidas 351.000 bonecas, hoje a Primeira Barbie é avaliada em até R$ 15.000,00, segundo colecionadores.

A Barbie já usou muitas modas, foi a primeira boneca do mundo que dobrava a perna e também a primeira a ser maquiada.

Ela foi mudando de jeito e de cara para agradar sempre mais as meninas de todos os lugares.

Até hoje ela permanece entre as bonecas mais vendidas no mundo.

Curiosidades

A cada três segundos, uma boneca Barbie é vendida no mundo

A boneca Barbie é vendida em 120 países.

A boneca mais vendida, com mais de 10 milhões de unidades, foi Totally Hair, com cabelos até os pés.

Outras companheiras vieram com os anos:

Christie (1968) Stacy (1970), Teresa (1988), suas irmãs Skipper (1964), Stacie (1992), a Kelly (1995) e muitos outros.

A primeira barbie Collectible foi lançada em 1986, a Blue Rhapsody.



A história da Barbie

A Barbie foi criada por Ruth Handler e o seu marido Eliot em 1936, sendo esta uma ideia de Ruth que sempre via a sua filha Bárbara brincando com bonecas de papel que trocavam de roupa, foi então que lhe surgiu a idéia de criar uma boneca que trocasse de roupa, usando uma modinha e também com uma feição adulta diferente das bonecas da época.

Lançamento

Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, ela foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, a 9 de Março de 1959. A imagem da Barbie sempre foi a de uma top model, símbolo de beleza e juventude. Ruth e Eliot Handler eram donos da empresa de brinquedos Mattel, fabricando a Barbie que foi vendida a 3 dólares os primeiros exemplares, que teve 340.000 bonecas do primeiro exemplar Logo após o seu sucesso de vendas foram criadas outros modelos de Barbies e logo a Barbie também ganhou uma família: em 1961 chega seu namorado Ken.

Ken
Ken também sempre acompanhou a moda da época, e variava o corte do cabelo de acordo com o último estilo.

Anos 60

A Barbie também foi a primeira boneca a ser maquiada e a receber acessórios. Continuou a sua trajetória em 1960 lançou novos modelos agora ainda mais inspirados na moda contemporânea como a moda de 1950. Os anos 60 corriam e a Barbie era a típica garota estadunidense, com seu twin-set de lã e faixas no cabelo e perucas que vinham em três cores: loura, castanha e ruiva.

* Em 1962, se vestiu de Jacqueline Kennedy, exemplo de elegância e bom gosto, com o famoso tailleur cor-de-rosa.

* Em 1965, ela ganhou pernas flexíveis.

* Em 1968, seu rosto ganhou um aspecto ainda mais jovem, com longos cílios e olhos azuis. Fechando a década, roupas floridas, estampas psicodélicas, grandes óculos e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie 1969. Também começaram a ser criadas as Barbies de Lingeries. Hoje, a boneca barbie continua se inovando a cada dia e fazendo sucesso entre todas as idades.

Anos 70

Durante os anos 70, criou se mais uma "amiga" da Barbie, Stacy. E a Barbie inspirada pela juventude e influenciada pela época, adotou um visual hippie. Foi criado também o estilo Malibu em 1971 de cabelos louros e claros e pele bronzeada. Ken também ganhou uma versão John Travolta inspirada na onda Disco e no filme "Embalos de Sábado à Noite". O casal encarnou várias celebridades da época, a bordo de seu novo carro um modelo rosa-choque esportivo. Em 1972, ela ganhou um trailer, passaporte para uma vida mais próxima à natureza, com suas saias de retalhos e vestidos românticos estilo Laura Ashley.

Anos 80

Os anos 80 foram marcados pelo glamour e mistura de proporções das roupas. Barbie apareceu em versão seriado Dallas com muito glitter e lábios vermelhos. As roupas foram marcadas por transparências e mangas bufantes. A maquiagem tornou-se mais obrigatória ainda e a Barbie se tornou muito mais glamurosa. Foi nesse período que iniciou-se a produção de bonecas para colecionadores. Em 1980, teve início a coleção étnica, com Barbies vestidas de roupas típicas de vários países. Exemplos: México, Chile, Jamaica,Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. Ela se veste também como pessoas famosas.

Anos 90

Barbie em 1990 chegou dirigindo uma Ferrari, se divertindo, cantando e dançando. Seus cabelos estavam mais compridos que nunca e suas roupas cada vez mais sofisticadas. Em 1992, sempre politicamente correta, ela se candidatou à presidência dos Estados Unidos. Em 1996, ela ganhou uma amiga paraplégica, Becky, que vinha com uma cadeira de rodas.Ken ganhou uma versão Brad Pitt em 1999. No mesmo ano, foram lançadas Barbies com rostos de modelos famosas como Naomi Campbell. Para comemorar os 40 anos da Barbie também lança uma nova e exclusiva.por barbie e tao bonita assim.

Anos 2000

Sempre acompanhando os momentos sociais, ela chega ao ano 2000 mostrando que é uma mulher moderna que trabalha e possui acessórios como celular e computador. Em 2003, a Mattel lançou uma linha paralela da Barbie, a My Scene.Ela ganhou uma cara mais jovem e moderna, tudo para conquistar as meninas que preferiam bonecas mais ousadas, como as Bratz. A partir de 2006, a Barbie vem ganhando uma nova cara, mais adolescente, que adora esportes e moda (claro).Em 2007, a Mattel lançou a nova geração da Barbie,que mistura a boneca com o iPod.

Influências

A influência da Barbie nos dias de hoje é visível e sem dúvida marcante, sempre existem comparações e citações da boneca mais vendida do mundo o tempo todo, sempre alguém é chamada de Barbie por estar vestida de rosa, ou por ser loira isso prova que a Barbie cria uma linha de preocupação estética, beleza e cria um padrão de beleza e também influencia a sociedade a querer ser como a musa, pois ela é bonita, inteligente, amiga, companheira, meiga e politicamente correta. A Barbie marcou gerações inteiras e continua a marcar essas gerações devido a personalidade que foi criada para ela e sua beleza, todas querem parecer com a Barbie, todas querem ser a Barbie. A Barbie acabou gerando uma nova conduta em mulheres e crianças e criou uma nova identidade social que é perceptível em crianças, adolescentes e mulheres do mundo todo, mesmo sendo uma boneca originalmente estadunidense.

Exposições

A Barbie já esteve em exposição em vários museus, como em 1997, no Museu Nacional de Mônaco, onde foram expostas 110 bonecas vestidas por 55 estilistas. Em novembro do mesmo ano, em Milão, a casa de leilões Christie`s organizou um leilão de bonecas Barbie vestidas por cerca de 40 grandes estilistas em prol da luta contra o câncer de mama, com o nome "Uma Barbie hoje pode salvar uma mulher amanhã". Em 1998, aconteceram também a exposição "Barbie em Férias no Museu da Boneca em Paris" e a exposição no castelo de Chamerolles da coleção de 110 bonecas Barbies vestidas pelos grandes estilistas. No Brasil, "Forever Barbie", organizada pelo Senac Moda e pela Mattel, mostrou 120 Barbies históricas, em março de 2002.

Coleções

Desde meados dos anos 80, começaram a aparecer alguns modelos limitados de Barbie, verdadeiras relíquias para colecionadores. São Barbies de várias épocas, reproduzidas com riqueza de detalhes. São modelos que, de alguma forma, prestam uma homenagem, lembrando alguém ou alguma época, como a Barbie patriota, de roupa militar da revolução americana do século 18 ou uma melindrosa de luxo dos anos 20.

Fazem parte desse universo também as Barbies fantasia, vestidas de fadas, pássaros e anjos, assim como também as carreiras, de bailarina [que teve várias versões, em 61, 76, 91, 73 e 98], cantora, pianista, médica, professora, policial, piloto e astronauta, entre outros. Em 1980, teve início a coleção étnica, com modelos vestidas de roupas típicas de vários países, como México, Chile, Jamaica, Brasil, Inglaterra, Holanda, França, Itália, Japão e Nigéria. A partir dos 90, uma coleção de alta-costura foi criada pelos designers da Mattel, inspirados em grandes costureiros, como Givenchy.

Aliás, muitos estilistas famosos vestiram a boneca em várias ocasiões, como Christian Dior, Chanel, Donna Karan, Giorgio Armani, John Galliano, entre muitos outros e também grifes como Gucci e Levi`s. O brasileiro Alexandre Herchcovitch fez um modelo especial para a boneca em 1999. Versões românticas e clássicos do cinema, teatro e TV também vestiram Barbie e Ken, como Romeu e Julieta, O Mágico de Oz e Star Trek, além de divas, como Marilyn Monroe, Andrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Vivien Leigh, que ganharam Barbies vestidas com seus personagens mais famosos.

Fonte: meadd.com

Filmes que utilizaram a imagem da Barbie:

A Barbie já lançou e irá lançar vários filmes. Todos eles são educativos e mostram lições de vida:

* Barbie em O Quebra Nozes - 2001
* Barbie como Rapunzel - 2002
* Barbie em O Lago dos Cisnes - 2003
* Barbie em A Princesa e a Plebéia - 2004
* Barbie Fairytopia - 2005
* Barbie em A Magia de Aladus - 2005
* Barbie Fairytopia Mermaidia - 2006
* O Diário da Barbie - 2006
* Barbie em As 12 Princesas Bailarinas - 2006
* Barbie Fairytopia A Magia do Arco-Íris - 2007
* Barbie em A Princesa da Ilha - 2007
* Barbie Butterfly - 2008
* Barbie e o Castelo de Diamante - 2008
* Barbie A Canção de Natal - 2008
* Barbie em A Pequena Polegar - 2009
* Barbie em As Três Mosqueteiras - 2009
* Barbie em Vida de Sereia - 2010

Bibliografia

* Lord, M.G., Forever Barbie: The Unauthorized Biography of a Real Doll. Paperback ISBN 0-8027-7694-9.
* Rogers, Mary F., "Barbie Culture". Paperback ISBN 0-7619-5888-6.
* Knaak, Silke, "German Fashion Dolls of the 50&60". Paperback www.barbies.de.
* Beckham, Victoria (Foreword), John, Elton (Foreword), The Art of Barbie. Paperback ISBN 0-9537479-2-1
* Essays, Guys'n'dolls: Art, Science, Fashion & Relationships. Paperback ISBN 0-948723-57-2

Fonte: pt.wikipedia.org

15 comentários:

  1. Conheça o site www.trikids.com.br!
    Toda linha Barbie com ótimos preços e entrega em todo Brasil.
    Vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. http://www.fetterlessfbs.blogspot.com/ esse é o melhor site de fotos de barbies! fotos CASEIRAS de barbies, fotos que nós mesmas tiramos! confira!

    ResponderExcluir
  3. seu blog é d+++
    e tb historia da barbie
    eu tenho um blog da barbie tb se vc quiser visitar tem um monte de coisa da barbie tb
    é :http://www.barbieevoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seu blog é muito legal!
    visitem o meu: sobarbie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. a mei tem muitas coisa legais seu blog e maneiro de maisssssss

    ResponderExcluir
  6. seu blog é mto legal juro que ameiii entra no meu tbm!!! www.fashionistas.musicblog.com.br bjusssss

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog muito lindo.

    Comecei a fazer meu blog agora entre nele!!!
    http://asbarbiesdavivi.blogspot.com

    Bjus...

    ResponderExcluir
  8. Olá! Estou vendendo uma barbie patinadora no gelo vintage. tenho foto dela se interessar. ela é de se apaixonar! esta no Mercado Livre http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-195765949-barbie-patinadora-no-gelo-para-colecionadores-_JM , caso se interesse entre em contato pelo as.patty@yahoo.com.br o valor dela é 70,00. bjus!

    ResponderExcluir
  9. OLA passei pelo seu blog e me apaixonei, amei tudoOoO
    muito lindo ...
    Eu estou apenas começando se quiser dar uma passadinha lá http://josiane-galiego.blogspot.com/
    ficarei mega feliz se você seguir lá
    bjos
    adoreiiii

    ResponderExcluir
  10. A boneca Barbie hoje ela faz parte de diversas coisas no nosso mundo como por exemplo os jogos online. Hoje em dia há muitos Jogos da Barbie espalhados por toda a web.

    ResponderExcluir
  11. Sorteio de uma boneca Barbie: http://barbiecafe.blogspot.com/2011/12/sorteio-de-ano-novo-new-years-contest.html - Participe :-)

    ResponderExcluir
  12. Puxa :) adorei o seu blog!!!!! Pode seguir o meu?

    http://monsterhighnandoca.blogspot.com/

    BJS.

    ResponderExcluir
  13. Olá é a primeira vez que visito seu blog e já amei. Tenho uma barbie 1959 só que é em miniatura ela é linda demais.Tenho barbies e quero muito fazer uma coleção,AMO A BARBIE DE MONTãOOOOO:)rsrs.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem!

    Parabéns pelo conteúdo do site! É muito variado, legal e

    interessante!

    Nossa, tenho algumas sugestões para seu site, que pode somar. Estou

    fazendo infográficos da Barbie devido ao site que tenho (com imagens e informações bem legais). Se você

    tiver interesse em publicar algum infográfico me mande um e-mail

    que te passo esses infográficos, estão bem legais. E se quiser

    publicar pode ficar a vontade!

    Infográficos

    - História da Barbie
    - Coisas da Barbie que você não sabia.
    - As medidas da Barbie se ela fosse uma mulher de verdade
    - Top 10 filmes da Barbie
    - Top 10 jogos on line da Barbie

    contato: glagaris@gmail.com

    ResponderExcluir