Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

24 de Setembro: DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO


Hipertensão e diabetes já são doenças graves. Quando associadas, o risco à saúde é ainda maior. Neste fim de semana, quando é comemorado o Dia Mundial do Coração (no domingo), entidades de saúde fazem eventos para alertar a população sobre doenças cardíacas e a importância da prevenção (veja quadro ao lado).

E um dos cuidados fundamentais é estar atento à pressão. “Como essas doenças atingem a circulação, o paciente com diabetes e hipertensão corre o risco de ter um derrame ou insuficiência renal, além de problemas no coração”, alerta o cardiologista Allyson Nakamoto, da Beneficência Portuguesa.

Mudar hábitos alimentares, diminuindo o consumo de sal, carboidratos e álcool, é uma das dicas para controlar o efeito da combinação das duas doenças.

E o tabagismo é também um grande vilão: o hábito eleva a pressão e provoca taquicardia. Aferir a pressão arterial com frequência e tomar remédios com prescrição médica são formas de controle do problema. “Muitas pessoas com hipertensão desenvolvem diabetes e não sabem”, diz Fadlo Fraige, endocrinologista da Beneficência Portuguesa.

Hoje, cerca de 45% dos pacientes com diabetes no país fazem hemodiálise, um processo de remoção das substâncias tóxicas presentes no sangue por meio da utilização de um rim artificial.

Fique de olho

Não deixe os sintomas passarem despercebidos

1 valores acima de 14/9.

2 mulheres acima de 50 anos e homens a partir dos 40. Obesidade, sedentarismo, tabagismo, problemas renais e doenças vasculares são fatores de risco.

3 índices de glicose no sangue acima de 126 mg/dL.

4 sede, vontade frequente de ir ao banheiro, perda de peso, visão embaçada, cansaço e dores nas pernas.

Fonte- http://www.band.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário