Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MANUAL DO VERÃO


Verão é tempo de calor, pouca roupa e, de preferência, férias. Nessa época, só se pensa em pegar as malas e viajar. Para que as lembranças sejam boas, preparamos um guia alimentar e de exercícios para usar onde quer que você vá.Cuidar da saúde deve ser uma regra em qualquer época do ano, mas, como vivemos em um país de clima tropical, é no verão que os bons hábitos precisam ser redobrados. Principalmente porque a tendência é relaxar: bebe-se mais álcool e come-se à vontade. Afinal, quem fica sem aquele chopinho gelado sob um sol escaldante ou mantém uma alimentação regrada durante uma viagem? Sem falar que, muitas vezes, os exercícios são deixados de lado.
É um consenso entre os especialistas: a hidratação é obrigatória e os exercícios também. “Não deixe de se exercitar só porque está quente. Aproveite o clima para ir a um parque, clube, piscina ou academia, enfim, mexa-se nem que seja em caminhadas de alguns minutos em ruas arborizadas”, sugere a personal Solange Frazão. Só não esqueça o filtro solar.

Seja no campo, na praia ou na cidade, é necessário se proteger do sol, pois a prática dos exercícios acaba sendo ao ar livre. A exposição excessiva e constante à radiação ultravioleta, sem os devidos cuidados, pode causar danos sérios que, a princípio, nem se percebe. Afinal, a pele fica bonita e bronzeada num primeiro momento. Mas, pode ter certeza, isso não é saudável. Os efeitos são cumulativos e os danos costumam aparecer após os 40 anos. Envelhecimento precoce, queimaduras e doenças da pele são apenas algumas dessas consequências. Mas, calma! Isso não significa que você vai deixar de aproveitar o verão. Basta seguir algumas regras dadas por especialistas.

Cidade

Alimentação

As cidades, especialmente as turísticas, oferecem um universo gastronômico vasto. O lado bom é que há várias opções naturais e saudáveis, mas, em contrapartida, há também uma enorme oferta de produtos industrializados e cheios de aditivos. O difícil é resistir às tentações. Para a nutricionista Patricia Davidson, que cuida da boa forma das atrizes Eliane Giardini e Júlia Almeida, isso não é uma tarefa fácil. Mas ela ressalta que, acima de tudo, o foco nesta época deve ser a hidratação. “É preciso ingerir muitos líquidos. Investir em água mineral, de coco e sucos naturais para garantir que seu corpo esteja bem hidratado”, diz.

Uma dica, segundo ela, é combinar os sucos de frutas com ervas, como hortelã e salsinha, para deixálos mais refrescantes e ainda diminuir a retenção de líquidos. Outra opção é combiná-los com os chás - pode ser o verde ou o branco – como uma forma de acelerar o metabolismo. “É importante não deixar a sede chegar, pois isso é sinal de que o corpo já está desidratado” alerta a nutricionista.

Portanto, tenha sempre uma garrafa de água a tiracolo. Outra boa dica é consumir açaí, que, apesar de ser uma fruta calórica, ativa a circulação sanguínea e pode melhorar a celulite. Só não dá para exagerar na quantidade e encher de granola e xarope de guaraná. Não esqueça os produtos naturais, como frutas, verduras e legumes, que são ótimas fontes de fibras alimentares, vitaminas e mineiras, além de serem refrescantes.

Exercícios
Ficar na cidade não é desculpa para se entregar ao sedentarismo. Apesar de a tentação ser grande, esqueça aquele trio de programa: comer, beber e dormir. É hora de aproveitar o tempo livre para ir a uma academia, por exemplo. O melhor de tudo é que nesta época do ano, por causa das férias, a cidade está vazia e o mesmo acontece com as academias.
Aproveite que os professores podem dar mais atenção. Faça exercícios com calma e sempre bebendo água. Para a personal Solange Frazão, as melhores atividades para esta época são as chamadas ‘funcionais’, que proporcionam um resultado mais rápido. Um exemplo disso são as aulas de localizada ou musculação, sempre acompanhadas por uma corrida na esteira.

Ela também destaca as caminhadas ou corridas nos parques. “É ótimo para passar um tempo ao ar livre. É muito saudável”, diz Solange. Desde que, claro, se escolha os horários em que o sol não está tão forte.

Fonte: Revista Uma/ed.108

Nenhum comentário:

Postar um comentário