Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

sexta-feira, 1 de abril de 2011

DIA DA MENTIRA


1º de Abril

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas existe uma versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa). Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de "bobo de abril". Essas pessoas eram vítimas de "trotes" e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.

Na Inglaterra, quem "cai em 1º de abril" é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d'avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril). Bem, o "Dia da Mentira" certamente é uma história que não começou na nossa cultura, mas nós herdamos...

A Internet tem propiciado que as brincadeiras com a data se perpetuem e existem sites só com o assunto. Com uma simples busca se encontra toda a sorte de cartões próprios para a ocasião.

CURIOSIDADE: O PEIXE DE PRIMEIRO DE ABRIL!

Você conhece o "peixe de abril"?Na França, quem 'cai' nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de "peixe de abril". As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são 'fáceis de pegar' no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.

Fonte: www.ibge.gov.br

Primeiro de abril é conhecido como o dia da mentira.

Mas será que a mentira tem o direito de ter um dia? Hê, hê!!! Claro que não, nem vamos discutir isso! É simplesmente um absurdo!

Como pessoas de boa índole, valores e formação cristã, não podemos, em hipótese alguma, considerar isso como normal.

Apesar da inteligência e capacidade de raciocinar, os homens elegeram um dia à mentira.

A mentira nem deveria existir, muito menos ter um dia. Isso é simplesmente uma vergonha!

Nesse dia as pessoas mentem e acham isso normal.

Você sabe como surgiu o dia da mentira?

Bem, vamos ver um pouco de história.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro ao invés de 1º de abril. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo. Gozadores passaram então a ridicularizá-los e a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Daí a tradição do dia da mentira.

A mentira sempre foi uma prática entre os homens durante toda a sua história.

Infelizmente, vemos que esse comportamento ainda existe em nossos dias. Eles estudaram, cresceram, amadureceram, mas continuam mentindo para camuflar seus erros e levar vantagem em algumas situações.

Mas o que a Bíblia diz sobre isso?

Diz que esse foi o meio usado pelo diabo para que o homem desagradasse a Deus, através da desobediência. E, desde essa queda, os homens continuam mentindo e ferindo o coração de Deus.

O Senhor Jesus, ao falar sobre o assunto, fez um contraste entre a mentira e a verdade, mostrando que a mentira é proveniente do diabo e quem mente é filho dele. Jesus disse “... não há verdade nele.

Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”.

Por isso encontramos os apóstolos combatendo esse comportamento.

Paulo, por exemplo, disse: “Deixai a mentira e falai a verdade, cada um ao seu próximo”.

O crente não deve mentir, pois esse comportamento é caracterizado como obra da carne. Nós nascemos de novo, em Cristo Jesus, para as boas obras e, consequentemente, a mentira não é compatível com o nome que levamos de cristãos.

Que Deus nos ajude a pôr em prática sempre a verdade.

Florêncio Moreira de Ataídes

Fonte: www.iprb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário