Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

sexta-feira, 11 de junho de 2010

DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO


11 de Junho

Muitas doenças podem ser evitadas com alguns cuidados simples como boa alimentação, higiene pessoal, evitar o contato com pessoas portadoras de doenças contagiosas, tomar todas as vacinas.

Orientar as pessoas quanto a estes procedimentos é o papel do Educador Sanitário.

Ele deve fazer palestras para as pessoas menos esclarecidas.Nossa saúde pode ser prejudicada pelas doenças causadas por microorganismo ou micróbios, vírus, bactérias e protozoários. Outras são transmitidas por parasitas, que são os vermes, ou por contágio direto ou indireto. Mas todas essas doenças podem ser evitadas com os conselhos simples, mas importantíssimos deste Educador.

Para ser Educador Sanitário é necessário formação e capacitação em dois níveis fundamentais:

Nível humano

Ser pessoa rica em valores, equilíbrio psicológico e emocional, aberta e disponível, capaz de ouvir, dialogar e trabalhar em equipe.

Nível profissional

Ter conhecimento da realidade da saúde e ter uma capacitação mínima em relação aos aspectos de educação, promoção da saúde e prevenção das doenças, bem como das ciências humanas e sociais.

Fonte: UFGNetEducação Sanitária

Educação Sanitária é um processo ativo e contínuo que promove mudanças no conhecimento, atitudes e comportamento das pessoas frente aos problemas sanitários com o objetivo de melhorar as condições diretas e indiretas da saúde das pessoas, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

Conscientizar a população, de forma crítica e participativa, é o fator mais importante para se estabelecer um verdadeiro trabalho educativo sanitário e conseguir resultados, do ponto de vista prático, em termos de saúde. O segredo disto está em preparar as equipes de trabalho e em estas equipes aplicar este aprendizado junto com o público que se trabalha, para construir uma condição sanitária cada vez melhor.

E para esse trabalho, a Coordenadoria de Educação Sanitária é a responsável pela orientação e desenvolvimento de campanhas, projetos, treinamento técnico e palestras envolvendo o público específico e afim conforme os programas de defesa sanitária animal e vegetal.

A esse setor se incumbe: elaborar e distribuir material educativo sobre os programas sanitários; realizar palestras e reuniões propondo orientar e inserir a educação sanitária na capacitação de profissionais, nas unidades escolares envolvendo e conscientizando a comunidade para uma maior integração no setor produtivo.

Fonte: www.adapec.to.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário