Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

terça-feira, 14 de junho de 2011

ECOBAGS – UMA AJUDA SIMPLES E MODERNA


A necessidade de ajudar o meio ambiente leva as pessoas a pensarem em soluções praticas que agradem a população. Esse foi o caso da criação das ecobags ou sacolas ecológicas que surgiram no conceito de sustentabilidade para substituir as sacolas de plástico, tanto de mercados quanto do comércio em geral. Elas são feitas de materiais duráreis, como os tecidos, trazem um ar de modernidade e mostNo Brasil, as grandes redes de supermercados aderiram essa idéia e repassaram as pequenas redes.

Ainda existe uma resistência nas pequenas cidades, onde a facilidade do uso de sacolas plásticas não sobrepõe o mal que as mesmas causam ao meio ambiente.

Segundo dados, no mundo todo são consumidos cerca de 1 milhão de sacolas plásticas por minuto, resultando em mais de 500 bilhões por ano! Só no Brasil essa quantidade chega a 12 bilhões por ano. Além do lixo acumulado nos aterros sanitários, as sacolas são feitas de um material que emite gases poluentes. Os números revelam que cada família brasileira descarta em média 40kg de plástico por ano.

Alguns países tomaram atitudes mais radicais para reduzir o consumo de sacos plásticos. Uns proíbem totalmente a utilização, como em São Francisco – EUA, outros cobram pelo seu uso, como na Alemanha e Dinamarca. Em Zanzibar – África, onde o turismo é a principal atividade econômica, se alguém usar um saco plástico vai preso, com pena de seis meses de cadeia ou U$ 2.000 de multa.A tendência é que essa mudança do uso de sacolas plásticas para ecobags, seja apoiada por mais e mais pessoas.

Nas grandes cidades, já surgem novas formas de ajudar o meio ambiente. Atualmente estão sendo inaugurados supermercados com uma idéia totalmente ecológica, desde a sua construção até o seu atendimento. Um exemplo disso, são os depósitos para embalagens de produtos como caixas de pasta de dente, cereais, entre outros.

Na construção mudanças importantes resultam em consumo 25% menor de energia e 40% menor de água, como o uso de lâmpadas funcionais e econômicas e o maior aproveitamento possível da luz natural, como também a reutilização de água da chuva e a implementação de descarga a vácuo nos banheiros.



Fonte: Revista Ecológica Digitalram o estilo para cada usuário.



ECOBAG, A MISSÃO

VEJA POR QUE A SACOLA REUTILIZÁVEL É O MELHOR JEITO DE VOCÊ CARREGAR AS COMPRAS, ENQUANTO ENTREGA SAÚDE AO PLANETA

UM SACO INCOMODA MUITA GENTE

O saco plástico é produto do petróleo; leva até 400 anos para se decompor; se descartado incorretamente, entope bueiros e agrava enchentes; mata animais marinhos que o comem.

Mais: “Se um saco plástico com material orgânico ficar muito tempo fechado, ao ser aberto libera metano, gás 21 vezes pior ao aquecimento global que o gás carbônico”, diz Fernanda Daltro, coordenadora de consumo sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

DÊ BANHO NELAS

Um estudo da Universidade do Arizona (EUA) e da Universidade de Loma Linda (EUA) achou nas sacolas retornáveis usadas um número considerável de micro-organismos nocivos, como bactérias que causam infecção gastrointestinal. Uma vez por semana, higienize sua ecobag. Se for de tecido, ponha na máquina de lavar só com sabão. Depois, com ela ainda úmida, borrife gotas de uma solução feita com 1 colher (sopa) de água sanitária e 1 litro de água. Isso também é legal para limpar ecobag plastificada.

UMA VALE POR MIL

Em média, uma ecobag dura cinco anos. Nesse tempo, você deixa de pegar cerca de mil sacos plásticos no mercado.

CADA UMA, CADA UMA

Quando for ao mercado, leve ao menos duas ecobags: assim pode separar alimentos de produtos de limpeza e evitar contaminações.

EM CASA

A quantidade de sacos que cabe no porta-saco, ou puxa-saco, é suficiente para você jogar todo o lixo orgânico do banheiro e da cozinha. Não precisa pegar mais do que isso no mercado. Vá de ecobag!

PAPEL É Nº 2

Se esqueceu as ecobags, peça caixas de papelão ao pagar a conta no mercado. Esse material é reciclado com mais facilidade pela indústria.

1,5 MILHÃO

É a quantidade de sacos plásticos consumidos por hora no Brasil. O dado é do Ministério do Meio Ambiente. Uma ecobag na mão e você já ajuda a mudar isso!

Sofia Solves

Fonte: planetasustentavel.abril.com.br

Um comentário:

  1. Uso sempre as sacolas que eu faço, ate pq acho mais bonito e pratico. Costumo separar o lixo em secos, plasticos, vidros e dcascas de legumes, frutas, enterramos como adubo, ja q nao usamos nada quimico na terra.

    ResponderExcluir