Ocorreu um erro neste gadget

Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

sábado, 2 de julho de 2011

DIA DO BOMBEIRO


02 DE JULHO

Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

1925

Uma das mais belas façanhas realizadas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, foi a extinção do pavoroso incêndio, ocorrido no mês de fevereiro do ano de 1925, na Ilha do Caju, onde graves prejuízos foram causados, nao só em recursos materiais, como também muitos daqueles que, pelas circunstâncias, foram por ele atingidos.

1930

Por determinação do Chefe do Governo Provisório que se instalou após a Revolução de 1930, assumiu o Comando do Corpo de Bombeiros, no dia 15 de dezembro, o Sr. Cel.

Aristarcho Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.

1935

Quando da revolução comunista de novembro, os bombeiros enfrentando os riscos das balas do inimigo, subversores da ordem e da paz, combateram entre outros incêndios o do antigo III Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha e o de Campo dos Afonsos, aviação militar; patrulharam ruas da cidade, deram guardas em edifícios públicos, bem como receberam e mantiveram presos rebeldes, além de atender no Hospital da Corporação diversos feridos.

1942

Com a entrada do Brasil na segunda Guerra Mundial, esta Corporação colaborou com as Forças Armadas, treinando turmas especiais de bombeiros civís, voluntários em cursos especializados de defesa passiva, com exercícios, quer durante o dia, quer durante a noite.

1954

Em 2 de abril, o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, assinou, referendado pelo Exmo. Sr. Ministro da Justiça e Negócios Interiores, Dr.Tancre do Neves, o Decreto ns 35.309, instituindo o "Dia do Bombeiro Brasileiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndios".

"Verbis".........................................

"Art. 19 - Ficam instituídas, para serem comemoradas anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o "Dia do Bombeiro" a "Sema na de Prevenção Contra Incêndios".

Fonte: www.cbm.df.gov.br

DECRETO FEDERAL Nº 35.309, DE 2 DE ABRIL DE 1954

Institui o "Dia do Bombeiro Brasileiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndio".

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição Federal,

CONSIDERANDO que o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal já se tornou credor da estima pública pelos reais serviços que vem prestando ao País;

CONSIDERANDO que o bombeiro brasileiro sempre recebeu demonstrações, as mais carinhosas, do povo pelas constantes provas de valor e bravura;

CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;

CONSIDERANDO a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas,

DECRETA:

Art. 1º - Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o "Dia do Bombeiro" e a "Semana de Prevenção Contra Incêndios".

Art. 2º - Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.

Getúlio Vargas
Tancredo de Almeida Neves

Fonte: www.cb.ce.gov.br

SALVANDO VIDAS

Cada um de nós pode ajudar o Corpo de Bombeiros através de pequenos atos, como por exemplo

Evite arrombar janelas e portas em caso de incêndio antes da chegada dos bombeiros.

A penetração do ar irá ativar as chamas.

Não interfira nos serviços de extinção de incêndios. Isto é tarefa dos bombeiros.

(Pessoas sem o devido reinamento podem se machucar).

Motorizado ou mesmo a pé, assim que ouvir as sirenes das viaturas do Corpo de Bombeiros, imediatamente facilite a passagem

Não estacione o seu carro junto ao hidrante de coluna ou em áreas reservadas para o Corpo de Bombeiros.

Isso dificulta as manobras das viaturas.

Fonte: IBGE teen ; Boletim Nairi

Nenhum comentário:

Postar um comentário