Blogs


Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

sábado, 10 de março de 2012

Adolescentes: Afinal, quem são os "aborrecentes"?

Segundo pesquisas, o conceito Adolescência (do latim ad, para + olescere, crescer : crescer para) está relacionado a questão do jovem como "problema" há muito tempo. Frases como: -"Os filhos de hoje já não respeitam mais os pais" , nos são familiares.
Do ponto de vista do mundo adulto, o adolescente é um ser em desenvolvimento e em conflito. Este se origina nas mudanças corporais, fatores pessoais e conflitos familiares. O adolescente é considerado "maduro" quando se adapta estrutura da sociedade, ou seja, quando se torna mais uma "engrenagem do sistema".
Muitos dos manuais que se dirigem a adolescentes encaram esta fase dessa maneira para não "quebrar" o tradicionalismo e os ensinam a comportar-se de acordo com o que a sociedade espera deles. Porque as mudanças, que podem surgir com os questionamentos e conflitos que explodem no adolescente, é uma ameaça para a sociedade tradicional. Significa "perigo". Diante de um perigo torna-se mais simples enclausurar as ameaças desta fase, aplicando-se um rótulo de "crise normal" para fazê-los adaptar-se às regras, isto continuará preservando a sociedade.
A adolescência é uma fase de mudanças. É a passagem de uma atitude de mero espectador para atitude ativa, questionadora, geradora de revisão e conseqüente transformação. Numa sociedade acomodada e tradicional, mudanças são ameaças e isto assusta, então mais fácil o comodismo.
Afinal, a maioria dos adultos não gosta de ser questionado, muito menos de mudar seus valores, princípios e padrões de comportamento.
O adolescente é questionador por natureza. Todo adulto já passou pela fase da adolescência, e talvez possa lembrar-se como fora frustrante ser incompreendido.
Para entender um adolescente é preciso olhá-lo de um ponto de vista bem mais amplo que o tradicional.
"Aborrecentes" é um termo conhecido e utilizado por muitos adultos referindo-se aos adolescentes. Quem merece este termo? Quem aborrece quem? Os jovens aos adultos? Ou vice-versa?
Já é hora de muitos adultos limitados e acomodados (verdadeiros "aborrecentes") começarem a questionar-se, aceitar e aprender com essa fase de transformação do jovens ao invés de aborrecer-se. Agir como o habitual é mais confortável e cômodo, porém, sair do tradicionalismo faz bem, aprende-se muito mais e traz soluções.
Começar a ouvir os jovens adolescentes e aceitá-los amenizará os conflitos e criará empatia, isto favorecerá o relacionamento.
O diálogo e a compreensão é o meio mais inteligente para educar e encontrar soluções. Aprendemos muito mais ouvindo do que falando.
Faz-se necessário questionar quem são os aborrecentes. Jovens em fase de adolescência ficam constantemente aborrecidos com as limitações impostas por adultos e podem sentir revolta.
Limites são muito importantes e devem ser colocados, todavia, os meios pelos quais serão colocados podem ser inúmeros, e não precisam ser limitantes nem "aborrecentes".
Os adolescentes costumam ser dóceis, amáveis e muito flexíveis quando conseguem um diálogo onde são compreendidos. Isto além de criar um ambiente de confiança e amizade ajuda na busca de soluções com maior rapidez e eficiência.
Lembre-se: Diálogo é sempre o caminho mais inteligente!
Roseli Santos de Oliveira

Fonte: www.corpo-mente.hpg.com.br

Um comentário:

  1. oi, eu sou 'A Novata' e adoraria que participasse do meu blog, alias adorei o seu.

    ResponderExcluir