Ocorreu um erro neste gadget

Ola´! Que bom que passou por aqui, seja bem vindo! ! Espero que goste e volte sempre!!!!

"O Segredo da vitória, em todos os setores da vida, permanece na arte de aprender,imaginar,esperar e fazer mais um pouco."
( Chico Xavier - ditado por André Luiz )

terça-feira, 2 de agosto de 2011

VOLTA ÀS AULAS


Pronto! Eis mais um grande recomeço

Corre! A faxina tem que ser geral – ordena o diretor. E a sala 7, também já foi pintada? E as carteiras, já estão prontas? – pergunta a professora. É preciso que tudo esteja limpo e arrumado, hein, porque “eles” já estão chegando! – diz a coordenadora.

É hora de recomeçar. De reviver o que passou e sonhar com o que há por vir. De avaliarmos as coisas maravilhosas que aconteceram no ano passado e as nem tão maravilhosas assim. E é isso aí, minha gente! Todos envolvidos para que o momento seja mesmo muito especial.

Pensar nos espaços físicos da escola dá mesmo um trabalhão. Tudo tem que estar na mais perfeita ordem. Uma ansiedade só! Para os que aqui já estavam como também para os alunos novos que vão chegar. Arruma aqui! Conserta ali! Puxa pra cá! E assim vai... Um grande desafio. Hummm!!! E o lanche! O que servir? Tem que ser atraente e gostoso.

Mas, difícil mesmo é pensar e repensar o papel pedagógico da escola para acolher e acomodar a todos, com suas semelhanças e diferenças; pois a escola, além de promover as grandes descobertas que o conhecimento proporciona, deve ser um lugar democrático, onde todos sejam respeitados, estimulados a trocar experiências e a aprender a se relacionar. É um ambiente onde a solidariedade e a amizade devem imperar.

Dentro desse propósito, a nossa escola promove uma recepção amena, em que um professor orientador, devidamente preparado para cada turma, incentiva as relações, apresenta o novo ambiente escolar e suas dependências, conta um pouco sobre a história da escola para que todos se sintam acolhidos e muito bem vindos!

Nesse encontro, é promovido um debate a fim de se construir conjuntamente um Estatuto da Boa Convivência, em que deveres e direitos são formulados pela própria turma, sob a orientação do professor, sendo registrados na ata da escola e fixados no mural da sala. Ao final, o aluno preenche uma ficha na qual conta um pouco de sua história pessoal, seus anseios e seus medos.

No que diz respeito à família, esta exerce uma função extraordinária na adaptação, preparando o aluno para o novo ambiente escolar e supervisionando sua rotina, dando-lhe dicas e conselhos preciosos para uma melhor adequação, diante de tantas novidades...

É essencial que a escola se prepare e se organize de forma a construir uma relação mais positiva e de companheirismo entre todos os seus membros. Na escola, temos grandes possibilidades de estabelecer vínculos de amizades para uma vida inteira. Então, respire fundo e aproveite o ano letivo que começou. Adote uma postura receptiva e prepare-se para um futuro de longas parcerias.

Adriana Teixeira Silva

Fonte: www.turminha.mpf.gov.br

Um comentário:

  1. participe do concuso barbie mais bonita!

    http://fan-doll.blospot.com

    ResponderExcluir