quarta-feira, 17 de março de 2010
DIA DO CARPINTEIRO E DO MARCENEIRO-17 de Março
Diz-se que há uma grande diferença entre Carpinteiro e Marceneiro, sendo este último o profissional que trabalha a madeira com mais arte, com cuidados mais refinados, produzindo objetos que exigem maior aformoseamento. O Carpinteiro é um profissional indispensável na construção civil, sendo ele o responsável pela construção de fôrmas de madeira para enchimento de concreto, ou trabalhos de estrutura de telhados, ou esquadrias de portas e janelas, quando de madeira. A palavra carpintaria é originária do latim carpentarius, que seria o construtor de carros, daí significando o trabalho de madeira mais bruto, ou mais pesado.
Já o Marceneiro, em geral, não trabalha nas obras de construção civil, cuidando mais dos complementos em móveis, tais como a construção de armários, estantes, mesas, camas etc
Segundo o Ministério do Trabalho, o marceneiro entra em contato freqüentemente com produtos tóxicos e ruídos intenso, o que pode ser prejudicial à sua saúde.
Mas não são somente o ruído e os produtos que podem prejudicar a saúde deste profissional. Como trabalham sob encomenda, muitas vezes, a pressão de entregar o produto na data marcada faz com que o carpinteiro trabalhe em situação de estresse.
Além disso, a alta temperatura a que é submetido durante o processo de modelação da madeira também pode lhe fazer mal.
Para se proteger dos riscos a que está exposto, o carpinteiro e o marceneiro deve utilizar equipamento de proteção individual, que no seu caso seriam luvas, tampão de orelhas e, em alguns casos, óculos para se proteger de luz intensa.
Na luta para melhorar as condições de vida em seu meio ambiente, o homem adotou diversas espécies de habilitação, valendo-se dos materiais disponíveis e de acordo com as condições de sua região, cada grupo social, formou seu tipo de moradia. Sua única função é dar proteção contra o sol, chuva, frio, calor ou ataque de animais. Os carpinteiros criaram habitações mais ou menos padronizada
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Marcenaria é o trabalho de transformar madeira em um objeto útil ou decorativo.
A marcenaria evoluiu da carpintaria, na atualidade sofreu algumas mudanças, pois o profissional nesta área trabalha principalmente com laminados industrializados (madeira), como compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira, etc.
O marceneiro deve possuir o dom da criatividade e saber desenhar em perspectiva, além de ter um vasto conhecimento do uso das ferramentas e materiais dessa área.
No uso de máquinas (serra circular ou de fita, tupia, formão, desempenadeira, etc) a cautela é primordial, pois qualquer acidente pode ser irreversível.
A marcenaria abrange o fabrico de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao trabalho industrial.
Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas, para grande parte de seu trabalho, ele ainda é um artesão.
Um profissional que produz exclusivamente móveis, principalmente de chapas industrializadas como o MDF e o aglomerado, designa-se antes como moveleiro.
Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br
A ética do Marceneiro é a mesma do Webdesigner
Em uma pesquisa, realizada através de e-mail, aos webmasters e webdesigners, foi perguntado: O que é preciso para ser considerado um webdesigner profissional?
A visão entre os pesquisados do que é ser profissional vale para qualquer profissão. Como diria o jornalista Cláudio Abrahmo, a ética é a mesma para todas as profissões.
Aproveitamos a pergunta: O que é preciso para ser um marceneiro profissional?
A maioria das respostas diziam o quanto é importante ser criativo, responsável e dinâmico. Outras diziam que é uma profissão que se deve estudar constantemente, conhecer sua ferramenta de trabalho, ter paciência, saber ouvir um cliente e ter visão geral do projeto e da finalidade do produto que está desenvolvendo. Tente colocar estas qualidades em qualquer outra profissão e vai perceber que cada um destes requisitos se aplica a qualquer outra profissão.
Um médico, um advogado, um webdesigner, um programador ou um marceneiro, todos precisam destas qualidades citadas nas respostas. A internet trouxe velocidade nas mudanças, mas preservou nas profissões da área a essência do trabalho – perseverança e análise constante de sua tarefa.
Saber fazer não faz o bom profissional, não faz um bom marceneiro, nem faz um bom webdesigner. É preciso paixão pela profissão. É preciso estudar o que se faz e sempre aperfeiçoar para vencer a competição no mercado e se destacar.
Há dois profissionais que se confundem na identificação pelos leigos: Carpinteiro e Marceneiro.
O Carpinteiro é um profissional indispensável na construção civil, sendo ele o responsável pela construção de fôrmas de madeira para enchimento de concreto, ou trabalhos de estrutura de telhados, ou esquadrias de portas e janelas, quando de madeira. A palavra carpintaria é originária do latim carpentarius, que seria o construtor de carros, daí significando o trabalho de madeira mais bruto, ou mais pesado.
Já o Marceneiro, em geral, não trabalha nas obras de construção civil, cuidando mais dos complementos em móveis, tais como a construção de armários, estantes, mesas, camas etc. Ele trabalha a madeira com mais arte, com cuidados mais refinados, produzindo objetos que exigem maior aformoseamento.
Enquanto o marceneiro entra em contato freqüentemente com produtos tóxicos, ruídos intensos e a alta temperatura a que é submetido durante o processo de modelação da madeira, o que pode ser prejudicial à sua saúde, o carpinteiro que também trabalha sob encomenda, muitas vezes, sofre a pressão de entregar o produto na data marcada, em situação de estresse. Isso, de acordo com o Ministério do Trabalho, prejudica a saúde destes profissionais.
Para se proteger dos riscos a que estão expostos, o carpinteiro e o marceneiro devem utilizar equipamento de proteção individual, que no caso seriam luvas, tampão de orelhas e, em alguns casos, óculos para se proteger de luz intensa.
Quer ser um bom marceneiro? Estude, dedique-se e atualize constantemente o conhecimento das ferramentas de trabalho, e as tendências do design. O comportamento diante de clientes, empresas e outros profissionais você aplica de acordo com a ética que qualquer profissional deve ter em seu dia-a-dia.
Fonte: www.abraweb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário